Conclusão

Os campos eletromagnéticos que medimos não passam os limites  ICNIRP (Comissão Internacional para a Proteção das Radiações Não ionizantes), sendo que nos campos elétricos que medimos, o valor mais alto que obtivemos foi 739 V/m e nos campos magnético que medimos o valor mais alto foi 215,4, estes dois valores foram registados junto de um quadro elétrico.

Verificamos que o quadro elétrico, a placa de indução, o exaustor, o poste de alta tensão, o poste de média tensão e máquina de lavar roupa apresentam campos elétricos com valores mais elevados (entre 106 a 740 V/m).

Também verificamos que o quadro elétrico, a placa de indução e o poste de média tensão apresentam campos magnéticos com valores mais elevados (entre 135 a 215 nT).

Medimos certos aparelhos a determinadas distâncias, porque no nosso dia-a-dia não utilizamos esses aparelhos estando encostado a eles, mas sim com uma certa distância. Foi interessante descobrir, por exemplo, que a um metro do frigorífico já não há radiações eletromagnéticas.

Tendo em conta que as radiações eletromagnéticas estão por quase toda parte, sugerimos que as pessoas tenham mais cuidado com isso e que apesar de não terem muitas consequências na saúde , há sempre alguns perigos.

Quando começamos este projeto não tínhamos a plena noção do que era o eletromagnetismo e agora que estamos na reta final deste projeto damos conta que aprendemos muitas coisas. Pensávamos que os aparelhos mais pequenos não possuíam elevados valores de eletromagnetismo, ou que, nós não estamos sujeitos a muito eletromagnetismo, mas nem sempre verficámos isso. Aprendemos o que são campos eletromagnéticos, investigamos sobre os seus efeitos na nossa saúde e podemos satisfazer uma das nossas curiosidades de saber quais os valores dos campos eletromagnéticos que nos rodeiam.

Muita gente de hoje em dia, não têm a mais pequena ideia do que são os campos eletromagnéticos, tal como nós antes de começar este projeto, e muitas pessoas não tem qualquer vontade de saber, e nós que estávamos um bocado reticentes em nos envolvermos neste projeto, acabamos por adorar participar e recomendamos este projeto a todos os que têm curiosidade em saber mais sobre este assunto, pedimos também ao MEDEA que não deixe de realizar este projeto!



magnels23@gmail.com
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora